FANDOM

Cálculo Diferencial e Integral 1Edit

Descrição da Cadeira (pelo Sig@):Edit

Provas: 3 Exercícios Escolares + Final (Se for o caso)

Segunda Chamada: Mediante apresentação de justificativa, feita entre o 3 EE e a prova final, e será avaliado todo o assunto da cadeira.

Pré - Requisitos: Nenhum.

Co - Requisito: Cálculo II.

Notas: Aprovação por Média (7,0) e Aprovação (5,0). 

Sites da Cadeira:Edit

Livros Recomendados (Até 2012.2):Edit

Livro: Cálculo I

Autor: James Stewart

Editora: Cengage Learning

Link: http://compare.buscape.com.br/calculo-vol-1-james-stewart-8522106606.html#precos

Outros Livros:Edit

  • Um Curso de Cálculo, Vol 1. - Hamilton L. Guidorizzi.
  • Cálculo Vol 1 - Tom M. Apostol

Assuntos estudados:Edit

====Unidade 1====
  • Funções e Modelos: Uma breve revisão sobre os assuntos do ensino médio, com assuntos sobre representação de funções, crescimento e decrescimento, funções exponenciais, potências, logarítimicas, racionais, algébricas, trigonométricas, inversas, compostas. 

  • Limites: Definição e aplicações dos Limites, cálculo de limites por definição, limites laterais, limites infinitos, assíntotas verticais e horizontais, propriedades dos limites, continuidade, limites no infinito, limites infinitos no infinito.

====Unidade 2====
  • Derivadas: Definição de derivadas, funções diferenciáveis e não diferenciáveis, regras de derivação (Regra da Soma, Regra da Diferença, Regra do Produto, Regra do Quociente e Regra da Cadeia), Derivadas de funções potência, trigonométricas, Derivação Implícita, Derivação Logaritmica.

  • Aplicação da Derivação: Valores de Máximo e Mínimo, Números Críticos, Teorema do Valor Médio, Teste da Primeira e Segunda derivadas, Limites indeterminados e Regra de L'Hôspital (Produtos, Diferenças e Potências Indeterminadas) e Problemas de Otimização.

====Unidade 3====
  • Integrais: Definição de Integrais, Primitivas, Integrais Definidas, Teorema Fundamental do Cálculo (Parte I e Parte II), Integrais Indefinidas, Regras de Integração (Regra da Substituição, Integração por Partes, Integrais Trigonométricas, Integração por Funções Parciais, Integrais Impróprias.

  • Aplicação da Integração: Área e Volume.

Material de Apoio:Edit

Como é uma área comum a todas as engenharias, e Ciencias da Computação inclusive, há muito material de apoio que pode ajudar na internet, segue abaixo, alguns links que vão ajudar ao êxito nessa cadeira.

  • Khan Academy:Site em inglês, mas como muitos vídeos legendados em português, explica muito bem as matérias relacionadas acima. (O assunto está contido entre as seções "Limits" e "Solids of Revolution", inclusive)
  • Me Salva!: Um site totalmente em português, com aulas sobre algumas matérias ministradas na cadeira de Cálculo I.

Dicas:Edit

  1. Como deu pra perceber a segunda prova é a que contém mais assuntos, por isso é a mais trabalhosa e a que consome mais tempo, treinar é essencial para fazer a prova mais rápido.
  2. Não desanime, cálculo pode ser facil para alguns e para outros não, uma nota baixa, não é o fim do mundo.
  3. Nas vésperas de prova o site da biblioteca de provas fica cheio, use o backup.
  4. Integrais é um assunto que também é necessário muito treino, a dica é essa.

Vídeo-Aulas:Edit

Cálculo 1 por gusalberto8

As vídeo-aulas seguem o estilo da Khan Academy, porém em PT-BR.